Direitos Humanos

Foto: UNAS
Por Carolina Rosa
No dia 24 de abril, o Centro de Referência LGBTI+ Edson Neris, foi reinaugurado na Estrada do Campo Limpo, equipamento que substituiu o antigo Centro de Cidadania LGBTI+ que ficava em Santo Amaro.
A cerimônia contou com a participação de representantes da sociedade civil, usuárias e usuários do equipamento e autoridades públicas, entre elas Stella Verzolla, secretária adjunta de Direitos Humanos de São Paulo; Kylie Pessoa, presidenta do Conselho Municipal LGBT; e Léo Áquilla, coordenadora de Políticas para LGBTI da cidade.
Para Cleide Alves, presidenta da UNAS, organização social responsável pela gestão do equipamento, o novo espaço é mais que um prédio: “Sabemos que os desafios são grandes, mas nosso papel é incluir e gerar oportunidades à população que mais morre em nosso país. Isso é inadmissível em pleno século XXI”, disse.
A gestora do equipamento, Gerohannah Barbosa, reforçou o caráter coletivo e colaborativo do trabalho: “Estamos aqui para acolher toda a população LGBTQIAPN+ da Sul. Esse espaço é nosso — é de escuta, apoio, fortalecimento e oportunidade”, reforçou.
Durante o evento, a coordenadora de Políticas LGBTI, Léo Áquilla, anunciou uma parceria com a APAS (Associação Paulista de Supermercados), que já garantiu 9 mil vagas de trabalho para pessoas LGBTQIAPN+ — com a meta de alcançar 20 mil contratações até o fim de 2025. “E não é conseguir a vaga e ser abandonada, não! É vaga assistida. Vamos acompanhar vocês na empresa, queremos saber se estão sendo bem tratadas”, destacou.
Política pública essencial
Em um país que lidera o ranking mundial de violência contra pessoas LGBTQIAPN+, a reabertura de um espaço voltado à promoção de direitos e cidadania representa um importante avanço.
Os Centros de Referência LGBTI+ são equipamentos públicos de atendimento especializado à população LGBTI+, em especial vítima de LGBTfobia ou em vulnerabilidade, por meio de atendimento técnico e multiprofissional (psicossocial, socioassistencial, jurídico e pedagógico) para prevenção e enfrentamento da violência LGBTfóbica, promoção de direitos, fortalecimento da cidadania e construção da autonomia.
Os equipamentos também articulam com agentes públicos, privados e da sociedade civil para fortalecer e integrar a Rede de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, ampliando a visibilidade e o conhecimento sobre a temática LGBTI+.
Com funcionamento ampliado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e um sábado por mês, o espaço passa a oferecer atendimento técnico e multiprofissional, com equipes de pedagogia, psicologia, assistência social e jurídica. A mudança de sede para o distrito do Campo Limpo tem o objetivo de se aproximar de uma região com alta concentração de população LGBTQIAPN+.
Entre os serviços oferecidos, estão:
- Atendimentos especializados com profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Direito;
- Atendimento ao Programa Transcidadania;
- Apoio à retificação de nome e gênero pelo programa “Respeito Tem Nome”;
- Distribuição de cestas básicas pelo Programa Cidade Solidária;
- Ações com a Unidade Móvel de Cidadania LGBTI+, que percorre bairros da zona sul com ações de sensibilização e acolhimento.
Serviço
Centro de Referência LGBTI+ Edson Neris – Zona Sul
Endereço: Estrada do Campo Limpo, 2690 – Vila Pirajussara
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 18h; um sábado por mês
Telefones: (11) 5842-3587 | (11) 5842-1030
E-mail: [email protected]