terça-feira, junho 24

Projeto Fab Lab Livre SP abre inscrições para formação gratuita em tecnologia e cidadania com bolsa para jovens da capital

Juventudes

Foto: Marcello Zambrana

Por Carolina Rosa 

A capital paulista está com inscrições abertas, até o dia 27 de maio, para o processo seletivo do Programa de Formação em Tecnologia e Cidadania nos laboratórios do Fab Lab Livre SP, uma rede pública de espaços voltados à criatividade, inovação e fabricação digital. Voltado a jovens de 16 a 20 anos, o programa oferece formação gratuita e bolsa-auxílio de R$ 785,57 por mês, garantindo apoio com alimentação e transporte durante o curso.

As atividades ocorrem nos 17 Fab Labs públicos, espalhados por toda cidade, na zona sul, atualmente estão três unidades do projeto, sendo: São Joaquim no Guarapiranga, CEU Vila Rubi, Centro Cultural São Paulo e CEU Heliópolis. No total, serão 248 vagas por semestre, destinadas a jovens que estejam desempregados, residam em São Paulo há mais de dois anos, tenham renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo e estejam matriculados em escola pública ou tenham concluído o ensino médio na rede pública.

Criado em 2015 com base nos princípios dos Fab Labs do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, o Fab Lab Livre SP oferece acesso gratuito a tecnologias de ponta, como impresoras 3D, cortadoras a laser, fresadoras CNC e kits de robótica, além de cursos introdutórios e orientação de profissionais capacitados para o desenvolvimento de projetos. Mais de 70 mil pessoas já passaram pelos laboratórios, que funcionam como espaços de aprendizado colaborativo, autonomia criativa e fortalecimento de redes locais.

Foto: Marcello Zambrana

Instituído pela Lei nº 13.841, de 7 de junho de 2004, o programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT). A proposta é promover inclusão produtiva e digital para jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo uma formação que une fabricação digital, empreendedorismo, mercado de trabalho, cidadania e direitos humanos.

Além das aulas e do uso livre dos equipamentos, o programa realiza ações de mobilização nos territórios, buscando ampliar o acesso das juventudes periféricas à tecnologia e à inovação, com foco no protagonismo e na geração de novas possibilidades de futuro.

As inscrições vão de 14 a 27 de maio e podem ser feitas por meio do formulário online disponível no edital do processo seletivo.

Serviço

Inscrições de 14 a 27 de maio
Jovens de 16 a 20 anos
Formulário de Inscrição

Edital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *