Diversidade
Por Carolina Rosa
Nesta sexta-feira (6/12), a partir das 8h30, acontece o evento “Economia Criativa: vanguarda da diversidade e ESG”, iniciativa realizada pela Emerge Diversidade em parceria com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
Diversidade e Inclusão são os principais eixos do evento que tem como tema central “O que aprender com profissionais criativos referências em ESG”, e contará com a presença de Camila Alcântara e Guilherme Marinho, pessoas curadoras de arte e fundadoras da Lateral Galeria; Daniele Lira, fundadora e CEO do Torneira Bar, espaço de cerveja artesanal com equipe 100% LGBTQIA+; e Gisele Alexandre, jornalista e diretora-executiva da Pauta Periférica.
“Apesar dos conceitos de ESG serem normalmente ligados às grandes empresas é importante dizer que muitas das práticas já fazem parte da rotina dos empreendedores periféricos, por isso, para mim é muito especial estar nesse evento falando sobre ESG a partir da minha vivência enquanto empreendedora da economia criativa, com um negócio de impacto social sediada no Capão Redondo” afirma Gisele Alexandre.
A Pauta Periférica, startup convidada para o evento, é uma produtora de conhecimento e conteúdo multimídia popular do Capão Redondo, extremo da zona sul de São Paulo, que tem como propósito criar novas narrativas sobre o cotidiano das populações que vivem às margens da cidade mais rica do país. A Pauta também é responsável pelo Manda Notícias veículo de mídia independente que é referência nacional no segmento do jornalismo local, pelo Clube de Criadores EduCapão, programa de formação midiática, que permite que jovens periféricos possam aprender técnicas de jornalismo cultural, produção multimídia e tendências de distribuição de conteúdo.
Além disso, a Pauta Periférica realiza anualmente o Festival Cultcom, movimento que discute Cultura e Comunicação na periferia, promovendo encontros entre artistas independentes, produtores e articuladores culturais, comunicadores populares e jornalistas periféricos que atuam na zona sul da capital paulista.
“Todos os projetos que realizamos na Pauta Periférica tem como principal pilar o impacto social. Nos últimos dois anos, nós já impactamos positivamente milhares de pessoas diretamente, sejam os jovens que passam pelos nossos processos formativos ou então os artistas entrevistados no nosso podcast e tiverem seu trabalho visibilizado”, completa Gisele.
Meio ambiente, impacto social e governança nas periferias
O evento tem como compromisso reconhecer o trabalho de empreendedores periféricos da economia criativa, que somarão suas experiências e desafios no mercado criativo de diferentes áreas, assim como compartilharão boas práticas, afim inspirar o público a desenvolver ações engajadoras para gerar conexões, compreendendo que esse movimento é a vanguarda da diversidade e ESG.
Parte integrante da Emerge Mag, iniciativa de jornalismo cultural independente, a Emerge Diversidade é uma startup engajada a ampliar a atuação em empresas que querem desenvolver e comunicar boas práticas de diversidade e inovação social. Criando diagnósticos, estratégias, planos de ação e conteúdos para potencializar a cultura inclusiva, atuando como base de credibilidade e conexões com profissionais criativos e ativistas de periferias, negros, mulheres, LGBTQIA+ e PCDs – a verdadeira vanguarda da diversidade. Conheça mais através do site: https://emergemag.com.br/
O Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, fundado em 2013, se coloca como um movimento empresarial com atuação permanente que reúne grandes empresas em torno da promoção dos Direitos humanos LGBTI+, acompanhando outras iniciativas para ser cumpridos os compromissos que influenciam positivamente o ambiente empresarial e a sociedade que estamos inseridos. O propósito do Fórum é aprimorar práticas de gestão empresarial, gerando assim efetivas transformações sociais. Saiba mais em: https://www.forumempresaslgbt.com/