Foto: Arquivo Pessoal
Cultura
Por Samara da Silva
O escadão faz parte do projeto “Escadão Galeria” e será inaugurado no dia 15 de outubro, celebrando a contribuição das educadoras populares na educação e na construção da comunidade no Jardim Ibirapuera, zona sul de São Paulo.
O ponto de cultura Bloco do Beco ocupa um espaço histórico onde, cerca de 12 educadoras populares se uniram para alfabetizar crianças do bairro, projeto conhecido carinhosamente como “Escolinha da Tia Maria.”, fundada por Maria dos Reis, mais conhecida como Tia Maria. A escolinha foi o primeiro espaço de educação comunitária do território e se manteve por quase 30 anos, alfabetizando diversas gerações.
“Minha avó preparava as crianças para o prézinho, ensinando a ler e a escrever,” lembra Aline, neta de Tia Maria. Com o tempo, a escolinha se transformou em uma rede de apoio para as mães, que encontravam ali não apenas educação para seus filhos, mas também assistência, empatia e solidariedade.
“A Tia Maria ajudou muitas mães que precisavam trabalhar e não tinham onde deixar os filhos. Ela emprestava roupas para formaturas e festas juninas,” acrescenta Aline, relembrando o legado afetivo de sua avó.
O projeto de revitalização do escadão, que liga a Rua Salgueiro do Campo à Rua Solar dos Quevedos, inclui intervenções artísticas e a mobilização da comunidade. Durante o mês de setembro, moradores trabalharam em união aos educadores do Bloco do Beco para criar mosaicos que colorem os degraus.
“A intenção é integrar a comunidade ao projeto, promovendo cuidado e manutenção dos escadões, e embelezando ainda mais o nosso bairro,” explica Cristiane Bonfim, psicóloga e arte-educadora. Até o final do ano, o Bloco do Beco planeja revitalizar três escadões, visando transformar o Jardim Ibirapuera no bairro mais colorido de São Paulo. “Nosso objetivo é revitalizar os 20 escadões da comunidade até 2030, transformando-a na mais colorida da cidade de São Paulo” afirma Luiz Claudio, cofundador do Bloco do Beco.
Na foto Luiz Claudio e Tia Maria
As intervenções artísticas ocorrerão entre outubro e dezembro, com a participação da comunidade, resultando em obras que refletem a cultura e identidade local.
Serviço
Inauguração: Escadão da Tia Maria
Local: Rua Salgueiro do Campo, 400 – Jardim Ibirapuera, SP
Data: 15 de outubro de 2024
Horário: 09h às 11h
Recomendação etária: Livre
Atividade: Gratuita
Mais informações: instagram.com/_BlocodoBeco
A AkzoNobel apoia a realização de três escadões, oficinas de arte-educação e um minidocumentário sobre o projeto. “Esperamos que este apoio enriqueça a cultura promovida pelo Bloco do Beco,” comenta Flavia Yumi Takeuchi, gerente de sustentabilidade da empresa.
Sobre o Bloco do Beco
Com mais de 20 anos de atuação, o Bloco do Beco trabalha pelo acesso à cultura e desenvolvimento comunitário no Jardim Ibirapuera. Para mais informações, visite blocodobeco.org.
Sobre a AkzoNobel
Desde 1792, a AkzoNobel fornece tintas e revestimentos inovadores em mais de 150 países, dedicando-se a soluções sustentáveis. Para mais informações, acesse akzonobel.com.