sábado, setembro 21

Nerds e geeks na periferia: Heróis da cultura em meio as dificuldades

Por Gabriel Pereira

Imagem Sony Pictures Animations

Já tem bastante tempo que a cultura nerd/geek, aquela sobre tecnologia, HQs, jogos, filmes, entre outras coisas, vem invadindo e dominando cada vez mais espaços. Mesmo com muitas dificuldades, os moradores das periferias também estão tendo acesso mais facilitado a essas produções, que antes era exclusividade das pessoas com mais dinheiro.

Nas periferias da zona sul de São Paulo, por exemplo, onde esse nicho foi abraçada com facilidade pelos jovens que provam cada vez mais sua paixão, demonstrando como a jornada de um herói nunca é fácil, e nem sempre será reconhecida, mas só será alcançado com muito esforço, da mesma forma que a realidade joga na cara de toda e qualquer pessoa periférica.

A cultura nerd/geek na periferia não é apenas usar camisetas de heróis e se dizendo fãs. É uma forma de reunir a galera, criando um grupo como os Guardiões da Galáxia, onde cada um tem suas habilidades e contribui para um bem maior. E como o Homem-Aranha, esses jovens estão lutando pela justiça e pela igualdade, enfrentando as injustiças da sociedade com um escudo de resiliência.

Há também vários debates sociais abordados nas HQs, como os preconceitos em X-Men, um grupo de humanos como poderes especiais que são perseguidos e tratados como animais e seres diferentes de humanos, mesmo sendo iguais aos outros, possuindo sentimentos e problemas em suas vidas, o que pode ser visto como a mesma situação que nós, pessoas periféricas, pretas, da comunidade LGBTQIA+, pobres, etc, passamos.

Ela também engloba outros mundos, além de o das histórias em quadrinhos, como os filmes e jogos, que também trazem suas visões de mundo, como The Last of Us, onde mesmo num mundo apocalíptico, muitos não abandonam seus preconceitos, mesmo vivendo uma vida idêntica a de quem eles condenam, além de demonstrar a continuidade de uma grande problema ainda continuaria a existir, o capitalismo, dando continuidade a destruição de nossas relações, nosso planeta, natureza e o que restar.

Mas, não é só de nossas tristes realidades que são retratadas nessas mídias, muitas vitórias, de inúmeros personagens, nos inspiram a serem melhores, como o Homem-Aranha, o provável herói mais conhecido e aclamado, justamente por ser uma simples pessoa que luta contra vilões e as dificuldades da vida de um trabalhador comum, além de precisar conciliar essas obrigações com sua vida pessoal, e vê-lo comemorar coisas simples, como um aniversário, o nascimento de sua filha, um presente, é muito inspirador para muitos.

Gabriel Pereira 

Aluno do 1° ano do Ensino Médio com 15 anos, nasceu no Campo Limpo, fissurado em cultura nerd e otaku desde criança. Tem como personagens favoritos o Homem-Aranha, Flash e Darth Vader.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *