Juventudes

Por Rose Martins
A Prefeitura de São Paulo abriu 120 vagas para jovens de 17 a 24 anos interessados em se profissionalizar no setor audiovisual. A iniciativa faz parte do programa Bolsa Trabalho, em parceria com o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, e oferece bolsa-auxílio de R$ 1.745 mensais durante cerca de um ano de formação em período integral. As inscrições vão até 19 de novembro.
Com mais de duas décadas de atuação, o Instituto Criar é referência na formação de profissionais da economia criativa — segmento que segue em alta na capital. Segundo dados do Caged, só em agosto deste ano o setor empregou mais de 600 mil pessoas em São Paulo.
O curso oferece trilhas de especialização em Fotografia, Direção de Arte, Roteiro, Produção, Pós-Produção, Áudio e Tecnologia. Podem participar jovens que moram na cidade há pelo menos dois anos, pertencem a famílias com renda per capita de até um salário mínimo e têm ensino médio concluído ou em conclusão até 2025.
O processo seletivo será dividido em duas etapas: uma triagem inicial, com resultado em 1º de dezembro, e entrevistas online entre 10 e 12 de dezembro. A lista final de selecionados será divulgada no dia 15 de dezembro.
Serviço
Bolsa Trabalho – Formação em Audiovisual
Parceria: Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias e Prefeitura de São Paulo
Inscrições: até 19 de novembro de 2025
Bolsa-auxílio: R$ 1.745 mensais
Público: jovens de 17 a 24 anos moradores da capital
Duração: cerca de 1 ano, em período integral
Inscrições pelo link: bit.ly/bolsatrabalhoaudiovisual