quinta-feira, julho 31

Formação gratuita em documentário tem inscrições abertas até 30/07 

Turma de cinema no projeto “É Nóis na Fita” – Foto: Divulgação

Por Carolina Rosa

Projeto “É Nóis no Doc” oferece formação híbrida com políticas de inclusão e apoio para transporte

Estão abertas, até o dia 30 de julho, as inscrições para o “É Nóis no Doc”, curso gratuito voltado para jovens de 18 a 25 anos que desejam aprender a linguagem e as práticas do documentário. A formação será híbrida, com aulas presenciais na Escola da Cidade, região central de São Paulo, e encontros online semanais, entre os dias 9 de agosto e 8 de novembro.

Turma do Curso gratuito de Cinema no projeto “É Nóis na Fita” – Foto: Divulgação

O curso faz parte do projeto “É Nóis na Fita”, idealizado pela atriz, diretora e educadora Eliana Fonseca, que desde 2014 atua na formação audiovisual de juventudes. Ao longo de sua trajetória, o projeto já formou mais de 1.200 alunos e resultou na produção de mais de 100 curtas-metragens, muitos deles premiados no Brasil e no exterior.

As aulas presenciais acontecerão aos sábados (das 9h às 18h, com almoço incluído) e aos domingos de manhã. Já os encontros virtuais ocorrem às quartas-feiras à noite. Para garantir a participação de jovens de diversos contextos, o curso oferece ajuda de custo para transporte e adota políticas de reserva de vagas com base na legislação vigente do Ministério da Cultura e da SPCine, priorizando o acesso de grupos minorizados.

Making off Cabeça de TV. Atividade do curso. Foto: Divulgação

O processo seletivo será realizado em duas etapas: a avaliação preliminar, feita por formulário, e uma seleção presencial agendada para o dia 2 de agosto na Escola da Cidade. Os candidatos selecionados para a etapa presencial serão comunicados por e-mail no dia 31 de julho.

Mais do que ensinar técnicas de produção, o curso busca fortalecer narrativas autorais e o protagonismo de jovens realizadores que desejam contar as histórias de seus territórios com olhar crítico e sensível. A iniciativa reafirma o documentário como ferramenta potente de educação, mobilização social e afirmação identitária.

“É Nóis no Doc” – Formação em Documentário

Escola da Cidade – Rua Gen. Jardim, 65 – Vila Buarque, SP

Período: 09/08 a 08/11 de 2025

Inscrições: até 30 de julho – Acesse aqui

Público: Jovens de 18 a 25 anos

Aulas: presenciais (sábados e domingos) + online (quartas)

Gratuito, com almoço nos sábados e apoio para transporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *