Por Rose Martins
Para os jovens de baixa renda o acesso à cultura e ao lazer nem sempre é possível, mas existe uma iniciativa do Governo Federal que oferece algumas facilidades para que esse público possa ter acesso a esse direito. O programa Identidade Jovem, mas conhecido como ID Jovem garante benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de descontos em viagens interestaduais.
O que é a ID Jovem?
A ID Jovem é um documento virtual destinado a jovens de baixa renda, com idades entre 15 e 29 anos, que oferece diversos benefícios. O programa é regulamentado pelo Estatuto da Juventude e se aplica a jovens que atendem aos requisitos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Benefícios da ID Jovem
- Meia-entrada em eventos culturais, esportivos e artísticos, como shows, peças de teatro, festivais e sessões de cinema.
- Vagas gratuitas ou com 50% de desconto em viagens interestaduais por ônibus (cada veículo deve disponibilizar duas vagas gratuitas e, caso estejam esgotadas, mais duas com desconto de no mínimo 50%).
Esses benefícios ampliam o acesso de jovens a atividades fundamentais para seu desenvolvimento social e cultural, proporcionando novas experiências que, muitas vezes, seriam inacessíveis.
Requisitos para obter a ID Jovem
- Ter o Número de Identificação Social (NIS), que pode ser encontrado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho.
- Ter entre 15 e 29 anos;
- Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) com informações atualizadas nos últimos 2 anos;
- Ter renda familiar de até dois salários mínimos (R$2.824,00);
- Ter o Número de Identificação Social (NIS), que pode ser encontrado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho.
Como tirar e como usar a ID Jovem
A emissão é simples e pode ser feita de duas maneiras:
- Pela internet: Acessando o site idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem. O jovem deve informar o número do NIS ou CPF, o nome completo e a data de nascimento. O cartão virtual será gerado e pode ser impresso.
- Pelo aplicativo: Baixando o App ID Jovem no smartphone e preenchendo os dados para cadastro. O cartão virtual será gerado e pode ser usado diretamente pelo celular.
Como usar a ID Jovem
Na hora de usar o documento, o jovem deve apresentar o cartão virtual ou impresso junto a um documento de identificação com foto. Para viagens, ele deve garantir o pedido de passagem com antecedência, pois as vagas são limitadas. Vale reforçar que a ID Jovem só pode ser utilizada para viagens interestaduais, e não para deslocamentos municipais ou intermunicipais.
Para mais informações, acesse o site Gov.br.