terça-feira, janeiro 28

Evento nacional LabMais promove debates sobre juventudes no Sesc Belenzinho

Imagem: Integrantes do Labmais representando Rondônia (2023).

Cultura

Por Carolina Rosa

Em São Paulo, no Sesc Belenzinho, acontece de 1 a 3 de outubro de 2024 o IV Fórum Nacional da Juventude Sesc, promovido pelo projeto LABmais. Os debates serão em torno do tema “Sustentabilidade Criativa: arte e cultura como força para a identidade e resiliência juvenil” — as discussões sobre o papel da arte e da cultura são repassadas para promover a sustentabilidade e preservar as identidades e territórios da juventude brasileira.

O LABmais é uma plataforma laboratorial de cultura e educação centrada na juventude com sua produção e compartilhamento de conteúdo. Os trabalhos são realizados pelo Departamento Nacional do Sesc, em parceria com as Secretarias Regionais, em vários estados brasileiros, incluindo os Centros de Desenvolvimento Social do Sesc. É um projeto que utiliza mídias, arte e tecnologia para inserir jovens no mercado de trabalho e na sociedade de forma equitativa.

O Fórum tem como proposta investigar como a criatividade pode ser, para diferentes comunidades, um modo de resistência — e escapismo vital. Ele discutirá os componentes culturais que compõem as identidades juvenis e como a arte pode ajudar a construir resiliência e coesão comunitária. Workshops e painéis de discussão relacionados a tecnologias ancestrais ao lado de inovações tecnológicas, práticas sustentáveis ​​na produção de artes e cultura e o papel da economia criativa como fonte de renda sustentável serão incluídos na programação.

O evento também pretende abordar o diálogo entre criatividade midiática e questões socioambientais, enfatizando a importância da preservação da diversidade da cultura brasileira. As reflexões terão como núcleo discussões sobre o fortalecimento dos conhecimentos tradicionais, bem como a valorização das diversas expressões culturais da juventude.

O tema e a programação foram desenvolvidos com jovens dos laboratórios regionais do LABmais, por meio de metodologias participativas. As decisões foram baseadas no Estatuto da Juventude (2013), na Agenda 2030 das Nações Unidas e nos princípios do Sesc na promoção de uma sociedade justa e democrática. O Fórum busca revisitar o quão criativa pode ser a contribuição dos jovens para trabalhar em prol de soluções viáveis, aproveitando a arte e a cultura como ferramentas de transformação social.

Confira a programação completa: https://www.sescsp.org.br/programacao/iv-forum-nacional-sesc-de-juventudes-do-labmais/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *