sábado, setembro 21

Amazônia em foco: Sete mídias que vivem a Amazônia para você acompanhar


Por: Carolina Rosa

O Dia da Amazônia, celebrado hoje, 5 de setembro, é um momento importante para refletirmos e criarmos estratégias para “adiar o fim do mundo” como ensina nosso mais velho Ailton Krenak. A luta pela preservação da Amazônia é vital para o equilíbrio ambiental global, por isso o Manda Notícias indica sete mídias que tratam cuidadosamente da temática para você acompanhar, se liga: 

Casa Ninja Amazônia


A Casa NINJA Amazônia é um centro digital que mobiliza centenas de colaboradores para uma rede online de suporte permanente da Amazônia, além de promover uma programação contínua de ações, encontros e campanhas voltadas para valorização das potências e histórias da região.
Insta: @casaninjaamazonia
Site: https://midianinja.org/afluente/amazonia/

Amazônia Real


A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos criada pelas jornalistas Kátia Brasil e Elaíze Farias em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil.
Insta: @amazoniareal
Site: https://amazoniareal.com.br/

Infoamazônia


InfoAmazonia é um veículo independente e uma organização sem fins lucrativos no Brasil que utiliza dados, mapas e reportagens geolocalizadas para contar histórias sobre a Amazônia, a maior floresta tropical contínua do mundo. Com uma visão global, trabalha em rede com jornalistas e veículos locais e internacionais, criando produtos colaborativos e inovadores.

Insta: @infoamazonia
Site: https://infoamazonia.org/

Na Cuia

Na cuia é uma produtora cultural e agência de comunicação construída por jovens comunicadores populares e independentes que acreditam na valorização da cultura amazônica como fio condutor de transformações na sociedade, a partir da democratização da comunicação e do acesso à cultura como forma de emancipação social de territórios e ampliação do espaço cívico na Amazônia.
Insta: @nacuiaprodutora
Site: https://nacuia.com.br/

Mídia Indígena

Coletivo de comunicação indígena do Brasil promovendo e preservando as culturas indígenas há 10 anos.
Insta: @midiaindigenaoficial
https://www.instagram.com/midiaindigenaoficial/

Carta Amazônia 

Lançada em junho de 2020, inicialmente como um podcast, a agência de comunicação Carta Amazônia atua com produção de conteúdo e serviços pautados na agenda socioambiental, Direitos Humanos, justiça climática e no fortalecimento do jornalismo local e diverso da Amazônia Legal. A iniciativa é realizada por três jornalistas paraenses que acumulam mais de uma década de experiência profissional tanto dentro quanto fora da região Norte. 

Insta: @cartaamazonia
Site: https://cartaamazonia.com.br/

Sumauma Jornalismo 

O nome “Sumaúma” foi escolhido para a plataforma de jornalismo para refletir a rica tradição de contar histórias da Amazônia. A plataforma busca compartilhar narrativas locais e globais através da perspectiva da floresta e de seus povos, apoiadas pela melhor ciência climática. Seu objetivo é gerar debates públicos e fomentar ideias que se transformem em ação, valorizando o jornalismo ético, rigoroso e independente.

Insta: @sumaumajornalismo
Site: https://sumauma.com/