
Queridas e queridos leitores, essa é uma mensagem difícil, mas cheia de amor.
Em março de 2020, o Manda Notícias nasceu, fruto de uma necessidade e um sonho que comecei a construir sozinha. Naquele momento de pandemia, eu, Gisele Alexandre, improvisei uma cabine de gravação dentro do meu guarda-roupas, movida pela urgência de criar notícias em áudio, levando informações confiáveis e um pouco de conforto para o maior número de pessoas possível no Capão Redondo.
O que começou como um zapcast despretensioso, evoluiu para um veículo hiperlocal de comunicação consolidado, feito, atualmente, por uma equipe de mulheres periféricas. Colocamos a nossa periferia no centro das pautas em reportagens exclusivas produzidas em áudio, em séries de podcasts especiais, em reportagens em textos no nosso Portal de Notícias ou em dicas de rolês na Agenda Cultural.
Fomos reconhecidos por nossa relevância, sendo destaque em matérias na imprensa tradicional e independente, além de conquistar, em 2024, o Prêmio Cidadania na Periferia, iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e da Secretaria de Comunicação.
Essa trajetória incrível só foi possível porque tive a honra de ser acompanhada por profissionais talentosos. Meu imenso muito obrigada a cada pessoa que dedicou seu tempo e talento: equipe de colaboradores contratados e voluntários; colunistas voluntários; e os parceiros. Vocês foram a alma, a força e a credibilidade do Manda Notícias, e contribuíram com um trabalho de impacto que faz a diferença.
O Manda Notícias é, acima de tudo, um compromisso com a democracia e com o direito fundamental à vida e à informação.
Porém, manter um veículo de comunicação independente, com a qualidade e o respeito que a nossa comunidade merece, é um desafio constante, que esbarra muitas vezes na falta de apoio financeiro.
Por isso, com o coração apertado, mas com a cabeça cheia de ideias, comunico que, a partir de 2026, o Manda Notícias entrará em uma pausa estratégica para uma reformulação completa.
A Pauta Periférica, nossa produtora e braço de sustentabilidade editorial, continuará com as atividades de consultoria, oficinas e produção sob demanda, mas o nosso jornalismo de conteúdo multiformato precisa de um novo fôlego para voltar ainda mais forte.
Obrigada por cada stream, cada compartilhamento e cada história que construímos juntas e juntos. Isso não é um adeus, é um até breve.
Beijo grande!
Gisele Alexandre
Idealizadora e Editora-chefe do Manda Notícias