Juventudes

Primeira formação no Grajaú com as Travas da Sul. Foto: Divulgação
Por Carolina Rosa
Com o objetivo de fortalecer a arte como linguagem de mobilização e resistência nas quebradas, o projeto Arte é Informação promove, entre julho e agosto, uma série de formações gratuitas em quatro territórios periféricos de São Paulo. Voltado a comunicadores, artistas, lideranças comunitárias e agentes de transformação, o projeto oferece bolsa de R$200 por participante e certificado de conclusão. A próxima formação na zona sul, está prevista para o dia 02/08, no Paraisópolis e as inscrições seguem abertas até o dia 30/07, e é necessário escolher a formação no território onde a pessoa vive.
Realizado pela Énois – organização que atua há mais de uma década na formação de comunicadores periféricos –, o Arte é Informação acontece nos bairros do Grajaú (12/07), Brasilândia (19/07), São Mateus (26/07) e Paraisópolis (02/08), sempre aos sábados. Em Paraisópolis, o coletivo cultural 7 Notas será parceiro da ação, contribuindo com oficinas e intervenções que dialogam com a realidade da comunidade. Cada formação tem duração de um dia, das 8h às 18h, com oficinas de produção cultural, comunicação comunitária, criação de portfólio e vivências artísticas com grupos do próprio território.
Com o tema “Periferia e Clima”, os encontros propõem reflexões sobre os impactos da crise climática nos territórios populares e estimulam o uso da arte como ferramenta de denúncia, cuidado e reconstrução. A curadoria das formações é feita em parceria com iniciativas locais como o Sarau das Travas (Grajaú), Associação Pipa (Brasilândia), São Mateus em Movimento (São Mateus) e o 7 Notas (Paraisópolis), que cofacilitam as atividades em seus bairros.
As inscrições podem ser feitas pelo link enois.link/formcadastroinicial, e coletivos ou veículos de mídia podem indicar até dois jovens comunicadores para participar.
A iniciativa reforça a trajetória da Énois no fortalecimento de práticas de comunicação feitas por, para e com as periferias. Desde 2009, a organização atua na formação de jovens comunicadores e no fomento a redes de jornalismo comunitário em todo o Brasil, com foco em justiça racial, de gênero e climática. O Arte é Informação é mais um passo rumo a um ecossistema de mídia mais diverso, sensível ao território e conectado às urgências do nosso tempo.